domingo, 14 de novembro de 2010

Wabi-sabi: Vestígios do tempo


                                                 Marusan, Ultraman em Polivinyl, 1967

 Wabi-sabi: A melhor tradução que encontrei deste conceito é a arte japonesa de encontrar a perfeição na imperfeição... aceitar o ciclo natural do crescimento e do envelhecimento. Celebrar os vestígios e marcas deixadas pelo tempo, clima e uso nos objectos antigos, apreciarmos no presente o que eles representaram no passado. Por exemplo as imperfeições na pintura das antigas figuras de vinyl que são hoje renhidamente disputados nas famosas "last minute snipper battles" do Ebay e Yahoo Japan, de marcas como Maruchin, Yonezawa, Nomura, Nakajima, Bullmark, Arklon, Sanzen ou Takatoku, ou as marcas Kanji feitas pelas crianças japonesas da geração passada nos seus brinquedos, para serem identificados nas brincadeiras de escola.   

  Este blog é dedicado a este conceito aplicado ao mundo do brinquedo e animação, paixão e obcessão que me acompanha á alguns anos (Robots, Kaiju e Space Toys), brinquedos da chamada "Golden Age of Toys" e respectivas séries televisivas, mais concretamente os brinquedos pós-guerra Japoneses, ou de sua influência, das décadas de 1950 a 1990. Foram as décadas da grande expansão espacial e percepção de novos mundos, a chegada do homem á Lua e tentativas de viajar até Marte, relatos de viajantes e acontecimentos extra-terrestres.    

    Enquanto nos E.U.A e Europa surgiam  Buck Rogers, Tom Corbett, Flash Gordon, Dan Dare,Adam Strange e Captain Scarlet, astronautas que visitavam outros mundos, e nos comics se lia ávidamente os heróis de dupla identidade Batman, Super-Man e Spider-Man, que combatiam outros seres á sua semelhança, no Japão e muito por influência dos últimos acontecimentos da guerra, com a invasão militar Americana e as suas poderosas máquinas de guerra,  consequente devastação atómica de Hiroshima e Nagasaki cujo efeitos se sentiram muito para alêm no tempo devido á radioactividade, surgiram novos conceitos do Sci-Fi fantástico no cinema e animação, os Mechas (máquinas de combate gigantes com piloto incorporado), e Kaiju (monstros mutantes e geralmente radioactivos que atacavam o Japão).   

  São inúmeros os filmes e séries de televisão dedicadas a estes temas (e respectivo merchandising), mas tentarei na medida do possivel abordar os que me parecem incontornáveis, desde Godzilla o mais famoso dos Kaiju e Ultraman até Mazinger Z, Tetsujin, UFO Daipolon, Tekkaman, Astro Mu 5, Astro Boy e Masked Rider, só para dar alguns exemplos.   

  É para falar de tudo isto e muito mais, que criei este blog que vai sendo actualizado tambêm com peças da minha colecção, se lhe consegui aguçar a curiosidade... bem vindo ao mundo Wabi-sabi: Everything old is new again.
                                 Nakajima, Astro Mu 5: Capsule Robo G e Mars Man, 1973  

1 comentário: